domingo, 22 de abril de 2018

O CASO DE MUNIR


"Munir El Haddadi é um jogador de futebol actualmente emprestado pelo Barcelona ao Desportivo Alavés, de nacionalidade espanhola mas com ascendência marroquina.
A Federação Real de Futebol Marroquina, cuja selecção foi apurada para o Mundial-2018 (e está no grupo de Portugal, Irão e Espanha), apresentou um pedido à FIFA para que o atleta pudesse mudar a sua «nacionalidade desportiva» de Espanha para Marrocos, pretensão que foi recusada por aquele órgão.
Com efeito, as regras da FIFA (concretamente, os artigos 6 e seguintes dos Estatutos) impedem que qualquer jogador que tenha participado em competição oficial por uma determinada selecção possa jogar uma partida internacional ao serviço de outra selecção, sendo previstas muito poucas excepções a esta regra.
Ora, Munir jogou pela Espanha na fase juvenil e fez uma aparição pela Selecção Nacional espanhola a nível sénior em eliminatória do Euro-2016 em Setembro de 2014. Curiosamente, conforme foi confirmado pelo seleccionador espanhol à data dos factos, o atleta apenas foi chamado para esse jogo contra a Macedónia devido a lesão do jogador habitualmente titular. Caso o jogo no qual alinhou fosse amigável, a questão poderia ser diferente.
A Federação marroquina e Munir El Haddadi recorreram muito recentemente da decisão da FIFA para o Tribunal Arbitral do Desporto de Lausanne (CAS) para tentar reverter a situação e para que o jogador possa competir na Rússia em Junho. O processo arbitral já se iniciou e a decisão deve ser proferida em meados de Maio, para que a nacionalidade desportiva do jogador seja decidida antes do início do Mundial de 2018."

Marta Vieira da Cruz, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário