sexta-feira, 23 de junho de 2017

O CASO DOS "EMAILS" EXPLICADO ÀS CRIANCINHAS


(Ou como, em 2018, só teremos que nos preocupar com o Sporting)
"Há momentos em que temos que separar o trigo do joio.
Como, nesta guerra que nos estão a mover, teremos que perceber o que é sério – neste caso, nada – e o que devemos deixar de lado (eu diria, tudo … o que vem lá de cima).
Pois se, antes, se dizia, que … de Espanha nem bom vento, nem bom casamento, … agora, que temos muitas paixões espanholas (que o diga Cristiano Ronaldo), poderíamos começar a dizer que … o Porto não consegue ser campeão, nem, sequer, tem salvação (rima e pode ser verdade)!!!
O melhor é deixá-los a falar sozinhos!
Porque, com raras exceções, o fogo de artifício de alguns denota e expõe a sua fragilidade.
Para a próxima época, se não tentarem condicionar as arbitragens e causarem o pânico em quem tem de decidir, ... nem em 4º lugar ficarão!!!
Mas vamos por partes ...
NOS CLUBES, COMO NOS PAÍSES, NÃO HÁ MILAGRES
Nós, portugueses, sabemos bem, por experiência própria, o que é viver acima das nossas possibilidades.
Sem aqui procurar encontrar responsáveis (nem é o local certo nem o momento oportuno), durante muitos anos, com alguns – poucos – a chamarem a atenção, vivemos muito acima do que podíamos.
Seguiu-se um período de austeridade, com regras orçamentais e de gestão das finanças públicas apertadas, em que o País era "governado" pela famosa "troika", pelo FMI, pelas instituições europeias.
Acham que se houvesse um campeonato de países em que em vez de futebol e de golos, se disputassem encontros em que as vitórias eram obtidas pelo nível comparado do crescimento do produto interno bruto, pelas taxas de juro, pelo aumento dos salários, teríamos alguma hipótese de ganhar alguma coisa?
Não, pois não?
Então, como é que um clube "intervencionado" pela UEFA, que tem de pagar multas pelo seu desvario despesista dos últimos anos, que tem limitação de inscrição de jogadores, que tem um teto no seu endividamento ... poderá ganhar alguma coisa?
Pois é ...
SE COM UM INVESTIMENTO LOUCO ESTÃO HÁ 4 ANOS A SECO ...
Eles chegaram a este ponto porque, tendo ficado deslumbrados com um campeonato – o de 2012/2013 – caído no museu por obra e graça do Espírito Santo (apesar de tudo aquilo parecer ter, já, tantos anos que parece ser tudo, ... de museu), não perceberam que estavam no limite do esticar da corda com um modelo caduco, gasto, bafiento, ultrapassado, bacoco e provinciano.
Ou, ao contrário do que diria Beatriz Costa ... contemporânea deles todos ... "quando os Vascos não eram Santanas"!
Pois, partindo desse campeonato ganho com um pontapé de alguém que nunca soube porque é que o fez, foram acumulando erros sobre erros, metendo dinheiro para tapar más decisões, gastando o que tinham e o que não tinham, para, todos os dias, perceberem que a honra e a glória estavam, cada vez mais, longe!
A honra, já há muito, ... quase diria que desde sempre, ... a glória cada vez mais!!!
Então, perguntarão os mais ingénuos (que nisto de futebol, nós somos e os outros parecem), quem não ganha tem que inventar razões para não ganhar?
Claro que sim!
E nem a atribuição de culpas ao Espírito Santo (o desta última época ... que não o que lhes ofereceu o campeonato em maio de 2013) conseguiu tapar os buracos que por lá existem.
Numa declaração infeliz, Fernando Gomes (de quem tenho, diga-se, a melhor das impressões ... por muito que isso me condene ao inferno ... não ao da Luz nem ao da primeira parte da Divina Comédia, de Dante, mas ao da opinião dos Benfiquistas mais ortodoxos) tentou disfarçar o indisfarçável!
Havia, então, que encontrar outras desculpas.
E, se bem o pensaram, melhor (pior) o fizeram!
Foram aos arquivos de uns amigalhaços, sejam eles ex-árbitros – que trocaram uns mails com alguém que parece que tem mas não tem importância nenhuma na "estrutura" – ou a ex-detentores de empresas com acesso privilegiado a mails … e puseram-se a descontextualizar o que só tem explicação num determinado enquadramento.
E tomaram por declarações sérias alguns desabafos, insinuações de poder como se de verdadeiro poder se tratasse, irritações como condenações, expressões de momento como processos kafkianos!!!
Por mim – passe o juízo que possa fazer de alguns desses autores, até, em função do que exigiram, no passado, quando eram julgadores em vez de atores – não lhes dou importância nenhuma!
Percebo que queiram insistir na sua pretensa gravidade para que ninguém olhe para a sua – deles – verdadeira incompetência ...
Incompetência disfarçada, isso sim, com o Apito Dourado!!!
Por mim, dou-lhes – aos arautos – a importância que têm, ou seja, nenhuma!
Com um conselho: o de pedirem a quem batiza as operações na PJ para lhes dar uma ajuda, porque Apito Amolgado … só lembra ao … Marques!!!
SE NÃO FOSSEM OS MAILS ... TERIAM QUE SE JUSTIFICAR ... PERANTE OS ADEPTOS DO ... CANELAS, FUTEBOL CLUBE ... DO PORTO
Não tenhamos medo de chamar as coisas pelos nomes!
E de nos rirmos na cara deles sobre o que nos tentam acusar!
Por mim, é o que farei.
Como o fiz a todo o chorrilho de mentiras que, a cada dia que passa, inventam sobre mim!
Não ligando nem respondendo, porque isso é o que eles querem.
Ou, então, colocando altos responsáveis do clube a responder-lhes devidamente (com exceção do Presidente, que tem mais que fazer do que – como diz o povo – “gastar cera com tão ruins defuntos”)!
Não sou defensor – desde já o digo – do processo Apito Dourado.
Mas não queiram comparar o que ... não tem comparação!
Tenham lá juízo!
Quer quem os forneceu, quer quem os divulga!
Porque, se não forem uns mails para tentar justificar o injustificável, "tapando o sol com a peneira" – como pode dizer-se – teriam que se estar a explicar perante os adeptos do Canelas, Futebol Clube ... do Porto!!!
E sempre é melhor enganar quem quer ser enganado com estes mails do que tentar justificar para onde foi tanto dinheiro ... sem um único título, em 4 anos!!!
Esse é o problema!
Por mim … a palavra de ordem será “Vamos deixar o Xico a falar sozinho”!!!
Não o do Palácio, que já morreu há muitos anos, mas o Xico a que temos direito …
Como a verdade que, um dia, nos quiseram impingir … em forma de jornal!!!
EM 2018 SÓ TEREMOS QUE NOS PREOCUPAR COM O SPORTING
Por isso, por muito que me custe dizê-lo, em 2017/2018, só teremos que nos preocupar com o Sporting.
Pela calada – será que o homem aprendeu??? – estão a reforçar-se … benzinho!
Sem loucuras, mas com alguma cabeça!
Serão eles os nossos principais adversários na época que aí vem.
E – ou muito me engano – ou serão eles o principal obstáculo entre nós e o … penta!
NINGUÉM PARA O BENFICA (nem os mails)!!!"

Rui Gomes da Silva, in a bola

1 comentário:

  1. Tudo bem. Concordo e está muito bem escrito. Mas essa de os portugueses terem vivido acima das suas possibilidades, é precisamente o pensamento que está na génese do que nos ocorreu: temos políticos e/ou corruptos a viver acima das nossas possibilidades, que não sendo responsabilizados, o monte (buraco) aumentou desmesuradamente, e ainda não se viu o fim.

    ResponderEliminar