terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

BENFICA NO TOP 10 DA UEFA


Coeficiente da UEFA leva em conta o percurso das equipas na Liga dos Campeões e Liga Europa no conjunto das últimas cinco épocas. Benfica é o único clube português com lugar no top 10, surgindo colado ao Dortmund.
Só duas equipas portuguesas de futebol figuram no top 20 da UEFA, calculado com base no comportamento dos clubes no conjunto das últimas cinco épocas, nas competições europeias.
De acordo com o ranking oficial, a equipa com o melhor coeficiente europeu é o Real Madrid, seguido pelo Bayern de Munique e pelo Barcelona, fechando o top 3. O Benfica é a única equipa portuguesa a ter lugar entre os 10 primeiros. Surge em oitavo lugar, um abaixo do Borussia de Dortmund, seu rival na presente fase da Liga dos Campeões.
Mais abaixo, também o Futebol Clube do Porto está entre os vinte mais. Está na 12ª posição, atrás do Arsenal e à frente do também britânico Manchester City.
Em relação a Benfica e Porto, a melhor pontuação dos campeões nacionais no conjunto das épocas consideradas foi conseguida em 2013/2014, ainda sob o comando de Jorge Jesus, actualmente treinador do rival Sporting. Nessa época, o Benfica foi eliminado na fase de grupos da Liga dos Campeões, apesar de ter feito 10 pontos, seguindo para a Liga Europa, prova na qual esteve até à final, sendo derrotado pelo Sevilha.
No caso do FC Porto, o maior contributo vem da época 2014/2015, quando o treinador era o espanhol Julen Lopetegui. A equipa chegou aos quartos de final da Liga dos Campeões, depois de uma boa fase de grupos, sendo eliminada pelo Bayern de Munique.
Para encontrar mais equipas portuguesas é preciso descer muito no ranking. A terceira equipa nacional não é o Sporting, mas sim o Sporting de Braga, na 53ª posição. O Sporting surge imediatamente a seguir.
O coeficiente da UEFA, utilizado sobretudo para a definição dos cabeças de série nos sorteios das provas internacionais, leva em conta dois factores. O mais importante é a evolução dos clubes no conjunto dos últimos cinco anos, nas provas da UEFA, sendo que os pontos feitos na Liga dos Campeões contam mais do que os pontos conseguidos na Liga Europa. O segundo elemento soma ao anterior, mais 20 por cento do coeficiente da respectiva federação referente a esse mesmo período.
A UEFA já anunciou alterações a este modelo a partir da época 2018/2019. Então, desaparecerá o coeficiente nacional, ou seja, contará apenas o desempenho dos clubes nos cinco anos anteriores. E haverá ainda um elemento ponderado ligado ao histórico, benecificando vencedores anteriores das duas provas da UEFA, Liga dos Campeões e Liga Europa.
In o Negócio

Sem comentários:

Enviar um comentário