quinta-feira, 25 de agosto de 2016

OS ADVERSÁRIOS DO BENFICA NA CHAMPIONS


O Nápoles aparece como o principal rival do Benfica na Liga dos Campeões de futebol, num grupo B em que Dínamo Kiev e Besiktas também podem complicar a vida aos tricampeões portugueses, que têm o estatuto favorito.
O clube de Luz, que alcançou os quartos de final na última temporada, beneficiou do estatuto de cabeça de série para fugir a alguns dos ‘tubarões’ do futebol europeu, mas mesmo assim vai ter pela frente o vice-campeão italiano e os campeões de Ucrânia e Turquia, que podem surpreender.
Apenas por uma vez o Nápoles apareceu no caminho do Benfica, na primeira eliminatória da extinta Taça UEFA, em 2008/09, com o ‘encarnados’ a ultrapassarem os italianos, com um triunfo por 2-0 no Estádio da Luz, após um desaire por 3-2 fora.
Oito anos depois, os napolitanos voltam a ser rivais do Benfica na Europa, mas desta vez com o estatuto de vice-campeão italiano e de uma das melhores equipas na Serie A.
Comandado por Maurizio Sarri, o Nápoles perdeu o contributo do seu melhor marcador, o argentino Higuaín, que rumou à Juventus, mas foi ‘buscar’ o avançado polaco Milik e manteve figuras como o eslovaco Marek Hamsik e o belga Dries Mertens.
Com o português Antunes no seu plantel, um ano depois de eliminar o FC Porto, o Dínamo Kiev volta a encontrar um adversário português, com quem se cruzou apenas uma vez, na Taça dos Campeões Europeus, em 1991/92. Na altura, o Benfica perdeu na Ucrânia (1-0) a primeira mão, mas ‘vingou-se’ na Luz, com um goelada (5-0).
Além do lateral esquerdo luso, o bicampeão da Ucrânia conta ainda com Andriy Yarmolenko, uma das maiores figuras da atualidade do futebol daquele país e o avançado paraguaio Derlis González, que tem tempos pertenceu aos quadros do Benfica (2013).
Pela primeira vez, os ‘encarnados’ vão encontrar o Besiktas, que conta com o português Ricardo Quaresma e também Anderson Talisca, que recentemente trocou o emblema luso pelo turco.
O Besiktas regressa à ‘Champions’ depois de se ter sagrado campeão turco, algo que já não sucedia desde 2008/09. A formação de Istambul, que é liderada por Senol Gunes, perdeu esta temporada o avançado alemão Mario Gomez, mas foi buscar o médio Adriano ao FC Barcelona.
A fase de grupos da Liga dos Campeões, com a participação de Benfica, Sporting e FC Porto, arranca a 13 de Setembro e termina a 07 de Dezembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário