sábado, 31 de agosto de 2013

SPORTING - BENFICA, O DÉRBI É QUE DITA A PARTIR DAS 20HORAS

Sporting – Benfica: O dérbi é que dita a partir das 20 horas

3.ª jornada da Liga portuguesa

Sporting – Benfica: O dérbi é que dita a partir das 20 horas

Jorge Jesus disse, na conferência de imprensa de antevisão, que “o jogo é que dita”, mas nós tomámos a liberdade de o adaptar à realidade deste sábado e dizemos que “o dérbi é que dita” cartas neste dia.

Lisboa, o País, param para ver o dérbi mais emocionante e histórico de Portugal. Seja à 3.ª – como é este caso – ou à 30.ª jornada, um dérbi é sempre um dérbi e mexe com os seus intervenientes de forma distinta dos demais jogos.

Aqui caem por terra todos e quaisquer prognósticos. Não há favoritos. Há apenas a fé de um adepto que acredita que a sua equipa está melhor e vai ganhar. Fora o plano de religiosidade (que vale o que vale) nada mais influencia o resultado final a não ser os futebolistas. São os “artistas” à flor da relva que vão ditar o que o jogo poderá dar.

Os dois emblemas centenários já disputaram, para o Campeonato Nacional, 158 dérbis e os números não enganam. O Benfica leva vantagem. É mais forte no seu reduto e, em Alvalade, tem quase os mesmos triunfos que o seu rival. Na Luz, o Sport Lisboa e Benfica venceu 44 dos 79 jogos e vivenciou 14 derrotas. Em Alvalade, o Sporting triunfou em 33 encontros dos 79 e perdeu em 30 ocasiões. O total mostra-nos 74 vitórias “encarnadas” contra 46 dos “leões”.

Estes números são curiosos, mas mera estatística que não jogará nos 90 minutos. Numa partida como esta, única, ímpar, o que conta é a crença, o querer e a capacidade de luta e de entrega. Para os adeptos, o jogo é especial. Os jogadores sabem-no e “bebem” desse entusiasmo que serve de tónico para a tarefa no relvado que aí vem.

Os dois clubes parecem estar em posições antagónicas face à época passada, dizem os críticos. O Sporting está na frente só com vitórias, marcou nove golos em dois jogos e só sofreu um. Melhor só em 1954/55. O Benfica, por seu lado, começou o Campeonato com o “pé esquerdo”, perdeu nos Barreiros, mas teve – ou poderá vir a ter – no triunfo ante do Gil Vicente a motivação e optimismo que, possivelmente, lhe faltava para encarar 2013/14.

As emoções começam logo de manhã para os adeptos e estendem-se pelo dia fora. Para os jogadores, o clímax dá-se às 20 horas e prolonga-se durante 1h30. No relvado não ditam as estatísticas ou momento actual de cada uma das equipas. Só os jogadores, porque, em Lisboa, é o dérbi que dita!

S.L. BENFICA

Sem comentários:

Enviar um comentário