quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CANOAGEM : TERESA PORTELA EM ENTREVISTA AO JORNAL " O BENFICA "

Teresa Portela: “Senti que era o ano ideal para fazer mudanças”


Entrevista ao Jornal “O Benfica”

Teresa Portela: “Senti que era o ano ideal para fazer mudanças”

Num ano em que se inicia um novo ciclo olímpico, Teresa Portela fala, em entrevista ao Jornal “O Benfica”, sobre algumas mudanças na sua carreira. Após um estágio na África do Sul, a canoísta continua a investir no seu projecto pessoal e segue para Cuba e Flórida. Em Abril, a atleta quer integrar a Selecção Nacional para lutar por novas medalhas.

A Teresa Portela completou o seu primeiro ano ao serviço do Benfica. Que rescaldo faz desta experiência no Clube?
Tem sido uma experiência muito interessante e importante. A época passada foi um ano olímpico e um ano cheio de emoções. Entretanto, já se iniciou mais um ciclo olímpico e sinto cada vez mais o apoio do Benfica. Juntos, vou e vamos ser melhores.

Apesar de muito jovem já prepara os seus terceiros Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro 2016. Como vai preparar o próximo ciclo de quatro anos?
Este ciclo já começou, logo após os Jogos, com um período de reflexão. Aliás, todos os anos o faço, no início de cada época, pondero e avalio o que correu mal e as alternativas para ser melhor. Este ano, mais uma vez, tive essa reflexão, avaliei os meus Jogos Olímpicos, e foquei-me no que não correu tão bem. Por isso, neste ciclo olímpico, o grande objectivo é melhorar esses aspectos para ser melhor. Senti que o ano seguinte aos Jogos Olímpicos era o ano ideal para fazer algumas mudanças que sinto serem essenciais para poder fazer um bom ciclo olímpico mais motivada, mais diversificada e mais direccionada para mim. Será um ciclo diferente, mas será na mesma organizado, bem preparado e com os objectivos ainda mais concretos.


Realizou um estágio de três semanas na África do Sul e segue para outro em Cuba e Flórida. Qual a importância destes períodos?
Essa foi a grande mudança que optei por fazer no início deste ciclo olímpico. Treinar com outras atletas diferentes das que estava habituada a treinar, atletas com um bom nível, de forma a testar-me, a ter novas companheiras de treinos, é essencial para melhorar a forma de lidar em competição. Estive na África do Sul, onde treinei com a 3.ª classificada nos Jogos Olímpicos de Londres e foi a primeira grande experiência. Gostei muito e sinto que é esse o caminho a seguir. Além disso na África do Sul, assim como em Cuba e Flórida, a temperatura facilita e torna mais eficiente a prática da Canoagem. Em Fevereiro e Março já tenho tudo planeado para treinar em Cuba e Flórida, locais onde vou encontrar, mais uma vez, atletas medalhados e finalistas em Jogos Olímpicos, o que será, sem dúvida, mais uma experiência e um bloco de treino que considero bastante importante.

Este será um forte investimento pessoal da sua parte. Como vai articular este projecto pessoal com o projecto da Federação?
Sim, será um forte investimento pessoal, mas que valerá a pena. Mas sinto que marcar os meus voos, tentar encontrar um local para treinar, falar com atletas para combinarmos os treinos, tudo isso é também importante para melhorar e amadurecer como atleta. Claro que tem os seus custos, mas no final o que interessa é estar mais forte psicologicamente, mais motivada e, com certeza, mais forte também no lado físico. Em Abril, após a Selectiva Nacional, espero integrar a Selecção Nacional, estando aí disponível para fazer o trabalho do seleccionador e da FPC, e levar a cabo os objectivos que tenho para 2013, tendo em vista o grande objectivo final no Rio 2016.

Texto: José Pedro Verças




S.L. BENFICA

Sem comentários:

Enviar um comentário