quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A ARTE DE TRABALHAR A SORTE (MUITO BEM TRABALHADA)

Vítor Pereira (equipamentos FC Porto)A sorte... de ter sorte

Quando as coisas parecem não estar a correr tão bem, lá vem a tal "sorte", para a qual " tanto se trabalha".

 
Lusa
Jesus tentou num, diga-se, relativamente pobre "mind game" picar Vítor Pereira ou espicaçar os bracarenses, com a famosa saída do "ter sorte". O treinador portista respondeu, de forma educada e inteligente, que a mesma até podia acontecer, mas que se procurava com trabalho.
Não discordando totalmente desta afirmação, a única dúvida que me resta é esta: por que é que quando o FC Porto não está a jogar tão bem, ou passa por dificuldades em determinados períodos do jogo, ou não consegue pressionar e as equipas adversárias equilibram o jogo... há sempre um erro, uma distração, uma "coincidência" ou uma falha arbitral?
Neste jogo de Braga, o FC Porto poderia estar a vencer logo na primeira vintena de minutos. Depois, aos 20 minutos, o mesmo juiz que "viu" duas grandes penalidades contra o Benfica em Coimbra "não viu" uma clara contra o FC Porto. Intervalo e segunda parte equilibrada, com a tal "sorte" a chegar no fim do jogo.
Claro que estes "erros", que acontecem amiúde a favor do FC Porto, e, diga-se, alguma vezes - poucas por época ou então em jogos em que a equipa já vence por 2 ou 3 golos - contra os azuis, em nada influenciam jogos. Em nada, como por exemplo neste jogo, teriam influência no resultado da partida.
Isso leva-nos à segunda parte da tal "sorte". Se fizerem um levantamento estatístico das atuações de certos árbitros, e se compararmos entre Benfica e FC Porto, com esses senhores a arbitrar, chegaremos à "surpreendente" conclusão de que... a maior parte das vezes o Benfica sai prejudicado e o FC Porto beneficiado, direta ou indiretamente.
Casos como Xistra, Proença, Sousa, Gomes, são crónicos de há 10 anos para cá. São a tal "sorte", que não sempre, mas muitas vezes, decide campeonatos, jogos difíceis e diferenças pontuais.
Por fim, se me perguntarem se o Benfica nunca é beneficiado e o FC Porto nunca é prejudicado? Se as vitórias do FC Porto não terão mérito algum? Claro que há benefícios para o Benfica. Só que em menor número e raramente decisivos de títulos. Se o FC Porto é prejudicado? Claro, mas raramente em situações em que possa perder títulos. Se há mérito nas vitórias do FC Porto? Nalgumas sim, a maioria até, se calhar, só que quando as coisas parecem não estar a correr tão bem, lá vem a tal "sorte", para a qual " tanto se trabalha".
Termino com uma pequena provocação: como é que tantos sportinguistas e portistas passam a vida a dizer que o clube mais beneficiado é o Benfica e isso não se traduz em vitórias? Não conseguem perceber o absurdo da afirmação? O que é preciso é "sorte". Se o Benfica tem assim tanta, porque é que não ganha mais?

Sem comentários:

Enviar um comentário